sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Generalização dos termos de comportamento

E comum alguns livros revistas e criadores generalizarem e florearem alguns fatores de comportamento visando uma melhor impressão das raças em questão, usam termos pseudo-técnicos, para justificar oq acontece na realidade.
Um olhar mais atento logo percebe que tentam generalizar as coisas sabe-se lá pq, pode ser propaganda, pode ser achismo, mas sempre o resultado é um só... confusão e desinformação.
Na pratica não é bem assim, pois primeiro o comportamento não pode ser generalizado, raça não é um rotulo de um produto, e sim um ideal a ser seguido.
E segundo existe o manejo que influencia muito as respostas comportamentais ao ambiente.

Vou dar alguns exemplos de coisas que costumo ler, e tentar explicar oq eu consigo ver.

Falam por exemplo...
Fiel e afetivo com os donos, desconfiado ou reservado com estranhos.
Que na verdade é...
Inseguro e não reage bem com quem não esta socializado, principalmente quando invadirem seu perímetro de segurança.
Ou são reativos ao interpretem mesmo que erroneamente um confronto de postura ou contato visual ou fisico.
As reações possíveis deste cão são agressão, evitação ou fuga.
E a reação vai depender de que tipo de genética, aprendizado, manejo e direcionamento.
O fato de aceitarem os membros da familia tem a ver com a socialização, só assim aceitam e apaziguam com pessoas no qual estão acostumadas e se sentem confortáveis.

Falam por exemplo...
Fiel e afetivo com os donos, e com ojeriza a estranhos.
Que na verdade é...
Inseguro e não reage bem com quem não esta socializado, principalmente no caso de invadirem seu perímetro de segurança, e mesmo que sem querer interpretem mal um confronto postura ou contato visual. As reações possíveis deste cão são agressão, evitação ou fuga, e a reação vai depender de que tipo de genética, aprendizado, manejo e direcionamento.
A ojeriza é derivada de total instabilidade emocional a ponto gerar total descontrole e agressão, podendo se reverter mesmo as pessoas no qual se relaciona, por por exemplo redirecionamento de agressão.

Falam por exemplo...
"Cão de um dono só”.
Que na verdade é...
E agressivo e não reage bem com qualquer uma que não estabeleça uma liderança forte, ou de certa forma aceite o desafio e mostre o lugar correto para o cão, pode ser reativo caso de invadam seu perímetro de segurança, ou mesmo que sem querer alguém cause um confronto postural ou contato visual.
As reações possíveis deste cão dependendo do aprendizado ambiental geralmente são a agressão, porem aceitam e apaziguam com pessoas no qual estão socializados e se sentem confortáveis. Aceitam o manejo de alguém que imponha ou condicione muito bem a liderança, e aceitam até certo ponto o convívio de pessoas que resolvem apaziguar e não geram nenhum confronto, o problema é: Quando e como era irá interpretar que essas pessoas geram confronto ou não...


Falam por exemplo...
Otimos com seres humanos, Agressivos com outros cães e animais.
Que na verdade é...
São seguros e se socializam facilmente, possuem boa estabilidade nervosa e não respondem agressivamente a quaisquer estímulos estressantes, porém possuem agressão social quando desafiados por posturas, e isso independe de ser um ser humanos ou um animal. A única diferença é o motivo no qual a agressão é gerada.

Falam por exemplo...
Altivo, orgulhoso, independente, auto-suficiente podendo agredir se “mal tratado”.
Que na verdade é...
Indisponível para com o dono, indiferente a relacionamentos de matilha, e com dificuldade de interação, e para ser adestrado, por ser reativo a não aceitar ser submetido.

Falam por exemplo...
Instinto de guarda natural
Que na verdade é...
Possui insegurança, e alta agressão, a ponto de agredir todos que invadem seu perímetro e não esteja socializado. É geralmente uma agressão deflagrada a esmo, apresentada e reforçada sem direcionamento correto, portanto a falta de treinamento, pode resultar em reações adversas como fuga ou avoidance.

Falam por exemplo...
Afetivo Inteligente, tranqüilo e leal protetor
Que na verdade é...
Um cão linkado, disponível, seguro, nervos estáveis que permitem aprendizado em situações de stress, possui agressão caso exigida, permitindo o trabalho sob obediência em, situações controladas.

Se formos levar em consideração o ideal de seleção de algumas raças, podemos levar em consideração, que onde querem um cão que ataca e odeia estranhos, estão selecionando na sua carga genética uma propensão a instabilidade nervosa, insegurança que solucionada por meio de agressão.
E pior alguns ainda por cima vendem a idéia de que cães não precisam ser controlados em um contato social, e que isso é a melhor coisa do mundo.
Pois na maioria são cães que reagem ao juiz e estranhos correto? mesmo na mão do dono.
Supondo que o juiz é uma pessoa que não oferece risco nenhum, em que essas pessoas se baseiam? qual o motivo do descontrole? das duas uma ou o cão tem problemas de temperamento ou é desejado que o cão seja mal educado.
A pergunta que não pode calar é será que os cães que não apresentam essa falta de controle realmente não teriam condições de fazer guarda? felizmente não é isso que eu vejo.
E Será que isso é o ideal para padronizar qualquer raça?
E um fator a se pensar...

Rodrigo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário