terça-feira, 30 de junho de 2009

Cão é a cara do dono?

Indiferente das raças ou dos mitos que acercam a cinofilia.
Oq determina o caracter do cão não é o tipo de comportamento que o dono apresenta em relação ao mundo, e sim a capacidade do dono direcionar as qualidades e fraquezas no caráter do cão.
Um cão nunca vai ser a cara do dono, já que o comportamento dos cães é um balanço entre genética e ambiente.
Na verdade, existem cães para determinados tipos de pessoas, que nunca serviriam para outros tipos, e isso independe da raça, da idade e do manejo.
A apesar de existirem alguns donos capazes de manipular o ambiente, e felizes coincidências que permitem uma boa relação, aonde o caracter do cão combinar com o caracter do dono, O contrario também ocorre com muita freqüência, e muitos problemas aparecem, e os opostos entram em choque, principalmente quando não foi feita uma boa escolha, como a de um cão, um que se enquadre no perfil.
E é comum o proprietário terminar tendo desgaste emocional e financeiro por adquirir um cão mal escolhido e mal direcionado.
Oq fazer para evitar?
Caso não queiram escrever best selers como Marley e eu, é importante se informar sobre a raça ou linhagem, e tbm existem testes e técnicas para escolha, é importante ser frio nessa hora, uma boa escolha pode determinar o siucesso de uma relação de pelo menos 10 anos.
Um bom adestrador pode prestar consultoria e colaborar muito nessa hora.

Rodrigo Didier

Nenhum comentário:

Postar um comentário