
Na minha opinião as desavenças entre cães e gatos são oriundas de agressão postural ou testes sociais.
Ambas as posturas podem passar informações que muitas vzs geram resultados nada agradáveis, pois poderão ser interpretadas de maneira errónea pela outra especie.
A postura do gato geralmente lembra um cão armado pronto para um teste social, postura tipica de desafio, armadão rabo levantado, movimentos mais lentos, o cão geralmente instintivamente responde armando e indo dar o confere químico(cheirar o anus do gato).
Essa aproximação resulta em reações e posturas defensivas como acoar e agredir, ou entrar em fuga ou caça, essas posturas que vão ser mal interpretadas por parte do cão, o gato ao contrario de seguir todo cerimonial no qual o cão esta acostumado, aproximação cheirar anus para captar as informações químicas, para depois decidir se vai brincar, tentar submeter, lutar.
Quando o gato opta pela fuga entrando em estado de presa que reforça ainda mais o estado de emoção e agressão do cão, e caracteriza aquele animal como presa em potencial
Quando o gato apresenta uma postura acoada, dificulta o entendimento do cão, e esse e geralmente opta por cheirar para pegar mais informações, nessa hora a reação do gato é agredir para se defender, desencadeando tbm a agressão ou fuga por parte do cão.
A comunicação inter especies dificulta o entendimento,s duas posturas geralmente não comunicam o tipo de aproach ou interação social no qual o cão ou o gato estão acostumados
E o fato de um ou outro nunca apresentar uma postura no qual estão preparados atavicamente a reconhecer,, geralmente esses encontros resultam reforçam o aprendizado em em estado de agressão.
Portanto é sempre bom criar a relação dos dois sob observação, já que muitas vzs a primeira impressão é que fica... permitir o contato social evitando as posturas no qual possam deflagrar algo incontrolavel, e isso vale tb para o primeiro encontro do cão com as indiferentes espécies.

Nenhum comentário:
Postar um comentário