segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Perguntas sem respostas.

Qual seria a raça mais inteligente?
Qual seria a melhor raça para crianças?
Qual seria a raça de guarda?
Qual seria a raça para esporte?

Na verdade não existe melhor raça em um todo para determinada função, seja ela qual for, a pergunta esta mal formulada, e simplesmente não existe resposta para isso.

Primeiro, não existem testes capazes de formular um conceito como este, existe o fator genético, com a variabilidade genética, e o manejo e as diferentes formas de manejo e o direcionamento, Qualquer padrão afirmando que determinada raça é assim ou assado esta simplesmente passando uma informação errada, padrão é algo a ser seguido, e não uma garantia de comportamento.

O máximo que se pode responder é que existem raças com maior direcionamento a determinada função, e a seleção da mesma tem como objetivo pressionar o comportamento e o biótipo em determinado caminho,
aumentando a probabilidade de apresentarem indivíduos com determinadas características dentro desta linhagem.

Todos os testes em livros ou revistas, mostram resultados qual não condizem com a realidade, pois os parâmetros e os métodos são no mínimo ridículos, e passam mais pelo gosto pessoal e achismo, como foram realizados esses testes? quantos exemplares foram usados? quais exemplares foram usados? esses exemplares são os principais reprodutores da raça?

No caso de cães de esporte, de sch, por exemplo, existem raças mais propensas a apresentar indivíduos com as características que facilitam o treinamento, são linhagens que tem maior capacidade de sobrepor o desafio exigido no teste, seja psicologicamente ou fisicamente, mas nem de perto todos exemplares de determinada raça ou linhagem vão ser ótimos ou mesmo capazes para tal.

Enumerar ou estabelecer um ranquing de primeiro segundo ou terceiro lugar de raças é ridículo, na verdade existem exemplares dentro das raças que são capazes, e por seguinte existem exemplares que se encaixam nos nossos objetivos.

Partindo deste principio como podemos chegar à conclusão de qual é o melhor cão para mim?

No caso do esporte, qual é a melhor raça para sch?

As perguntas continua errada.
a pergunta correta é:

Qual a raça seria mais propensa a apresentar exemplares para sch, quais exemplares funcionais estão sendo usados na reprodução, e aonde vou encontrar um filhote desses exemplares, e qual individuo se encaixa no meu perfil e é apto para iniciar o treinamento.

A partir dai vai ter um pitaco de gosto pessoal, funcionalidade e empatia.
E logicamente idiossincrasia do cão.

Portanto temos que testar as linhagens e cães que se encaixem em nossos objetivos, e escolher friamente os mesmos, e só assim direcioná-los corretamente...

Ou ter a grande sorte de encontrar um individuo, que apresente as características desejadas por um ótima coincidência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário