quinta-feira, 14 de maio de 2009

Uma visão geral do schutzhund

Durante as mudanças sócio econômicas na Alemanha houve uma maior demanda de cães de proteção trabalhando na cidade, neste ponto a qualidade e versatilidade do cão pastor alemão foi colocada a prova.

E quando colocada a prova a qualidade genética da raça supriu qualquer necessidade.

A qualidade de caráter e rusticidade derivada de uma ótima genética proporcionou a realização de inúmeras tarefas, isso não passou desapercebido nem pelos inimigos durante a guerra eu se sucedeu, e a informação dessa raça rapidamente se difundiu pelo mundo,

Com a função de pastoreio passando para segundo plano, o pastor alemão começou a ser usado principalmente como cão de guarda, a SV prezando pela qualidade da raça rapidamente percebeu a necessidade de testar os cães que seriam usados na reprodução dentro de sua nova função, e criaram um programa de seleção baseado em esportes como o Ring, o nome adotado foi schutzhund (cão de proteção).

O sucesso do método de seleção foi tanto, que posteriormente muitas outras raças começaram a selecionar da mesma maneira, e atualmente é um esporte, que é praticado por inúmeras pessoas que desejam fazer algo a mais com seus cães pelo mundo inteiro.

Atualmente o sch é um dos esportes de seleção mais populares do mundo, e foi introduzido no mundo todo graças a difusão da SV, e seus métodos de criação, foi o caminho que tornou a raça pastor alemão como a raça de maior numero de cães versáteis do mundo.

O Sch como esporte de seleção


Atualmente o sch é um dos grandes esportes de seleção reconhecidos pelo fci é um dos esportes de seleção mais populares do mundo.
Ele foi introduzido no mundo todo graças a difusão da SV e seus métodos de criação, foi o caminho que tornou a raça pastor alemão como a raça de maior numero de cães versáteis do mundo.

Para entendermos o sucesso do sistema de seleção de Sch, temos que entender que ele depende de vários braços.

Aonde cada um entra?

Função dos condutores.
Preparar os cães de acordo com as exigências para que assim eles sejam testados, e aprovados mostrando por melhor suas qualidades e características individuais, e assim serem usados na reprodução.

Função do criador.
Fortalecer os clubes, titular os cães que serão usados na reprodução sempre priorizando a melhor qualidade e manutenção do plantel.

Função do Juiz.
Ter informação técnica para julgar os cães aptos para o ideal da raça, direcionando a criação corretamente.

Função dos clubes
Dar suporte para realização de provas, julgar, e direcionar corretamente o caminho da raça agregando qualidade e pessoas com um mesmo objetivo.

O schutzhund sem duvida é umas da melhores ferramentas de seleção para caráter e capacidade de trabalho, os exercícios testados no esporte exigem uma grande saúde física e mental, estabilidade emocional, as linhagens que são selecionadas tendem a apresentar descendentes equilibrados com altos limiares de segurança, resistência a stress psicológico e físico... Um bom cão de sch é na realidade tudo que uma pessoa precisa ter em casa.

Escolhendo e preparando o cão de esporte.
Um cão que não tem capacidade de morder, não vai ter capacidade de realizar a principal seção, a de proteção.

A primeira e mais importante coisa no processo de seleção é a qualidade de mordida. Existe até uma piada comum, que em resumo é, chega um rapaz falando de todas as mil qualidades do cão para um grupo, todo mundo impressionado, ai vem uma pessoa mais experiente e pergunta... isso tudo ai morde? Basicamente um cão de sch tem que antes de tudo morder, o resto aos trancos e barrancos se dá um jeito.

O cão de sch deve apresentar uma pré disposição genética que permita o preparo.

Não faz sentido maquiarmos com técnica as deficiências genéticas de um cão que vai ser usado na reprodução, na verdade estaremos degenerando todo o programa de criação, porém nada impede que possamos praticar o esporte com nossos cães, independente da origem, mas sempre com censura e senso critico, separando esporte da reprodução.

Oq o cão de sch deve apresentar? E quais características são selecionadas nas linhagens de Schutzhund.

Boa mordida, nervos, limiares altos em resistência psicológica e estímulos externos, dureza, estabilidade emocional, segurança, insensibilidade ao toque, força motora, resistência física, estrutura física, agilidade, explosão, tenacidade , disponibilidade, instinto de matilha, curiosidade, foco, concentração, capacidade de aprendizado, atenção, agressão predatória, caça, posse, espírito de luta, apetite, vontade de brincar.

Apesar de termos muitos cães despontando em provas, existem muitos cães de qualidade, que infelizmente seus criadores e condutores não tiveram capacidade de aproveitar, as vantagens genéticas não são nada no caso de mal direcionadas, e isso é um problema serio, comum em nossos campos, um adestrador que não possui qualidade técnica pode destruir totalmente um bom cão, ou mesmo não permitir que ele mostre da melhor maneira a suas melhores qualidades genéticas, e as vzs infelizmente e bons cães são esquecidos.

Temperamento, saúde física e manejo correto são de tremenda importância, e sempre esse conjunto deve ser o objetivo principal quando queremos sucesso na criação ou competição.

Quais características são selecionadas nas linhagens de Sch. Disponibilidade, tenacidade, instinto de matilha, resistência física, agilidade, explosão, nervos, limiares altos em resistência psicológica a estímulos esternos, tenacidade, dureza, foco, concentração, aprendizado, agressão social, agressão predatória, caça, força motora, drive de fome, posse, resistência e estrutura física.
Escolhendo e preparando o cão de esporte.


Um cão que não tem capacidade de morder, não vai ter capacidade de realizar a principal seção, a de proteção.

A primeira e mais importante coisa no processo de seleção é a qualidade de mordida. Existe até uma piada comum, que em resumo é, chega um rapaz falando de todas as mil qualidades do cão para um grupo, todo mundo impressionado, ai vem uma pessoa mais experiente e pergunta... isso tudo ai morde? Basicamente um cão de sch tem que antes de tudo morder, o resto aos trancos e barrancos se dá um jeito. O cão de sch deve apresentar uma pré disposição genética que permita o preparo.

Não faz sentido maquiarmos com técnica as deficiências genéticas de um cão que vai ser usado na reprodução, na verdade estaremos degenerando todo o programa de criação, porém nada impede que possamos praticar o esporte com nossos cães, independente da origem, mas sempre com censura e senso critico, separando esporte da reprodução.

O que significa Schutzhund?

É um termo simples para um esporte extremamente complexo.
A a abreviação Sch é normalmente vista nos pedigrees mais antigos e significa schutzhund, essa palavra alemã é usado pela maioria dos praticantes, e foi adotada na origem do esporte, e de origem alemã como o esporte e pode ser traduzida da língua original para a língua portuguesa como cão de proteção.

Quais as outras siglas?

Atualmente outras siglas são apresentadas nos pedigrees, Atualmente na Alemanha, que é o berço do esporte a denominação adotada é VPG, e no resto do mundo o esporte tbm é chamado de IPO(Internationale Prufungsordnung).

A tradução de VPG. É algo que podemos considerar como cão multi funcional.

Aqui no Brasil ainda usamos o CT(cão de trabalho), que corresponde ao antigo CG(cão de guarda).

Este espetacular triatlon canino é uma simulação baseada no trabalho exigido para os cães de policia.

Os objetivos do esporte, a sua forma de julgamento e suas regras foram desenvolvidas pela VHG/SV para selecionar linhagens de cães da mais alta qualidade.
E sem dúvida este método de seleção foi responsável pelo sucesso do programa de criação do pastor alemão de trabalho.
Atualmente, Muitos outros clubes de raças de trabalho adotaram o mesmo programa de seleção, o sucesso foi tanto, que o sch é um dos poucos esportes caninos praticados em todo os continentes, e é um dos únicos que tem grau oficializado pelo FCI, a principal entidade cinofila do mundo, reforçando-o ainda mais como um dos mais importantes esportes de seleção.

Quais a raças de mais empregadas no trabalho?
Percentualmente os cães que apresentam melhor resultado, e mais rápida ascensão no esporte ou trabalho, são descendentes de raças com linhas de sangue direcionadas e selecionadas anteriormente para tal. As raças mais comuns em provas de alto nivel são Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Dobermann, Rottweiler, Airdaile terrier.
Apesar de existirem métodos de seleção baseados em função real, algumas raças continuam consideradas como de raças de trabalho, mesmo que seus reprodutores principais não exerçam a muita gerações nenhuma função, ou seja, não foram testados em suas capacidades funcionais e e muito menos selecionadas por elas, e sim, por conceitos particulares de seus criadores e juízes de exposição, o termo raças de trabalho não significa nada se não houver seleção direcionada para tal, porém não podemos descartar felizes acasos possuam capacidades de realizar muito bem as tarefas, porém não passam de felizes coincidências.

Machos e fêmeas são julgados no esporte?
Nas provas e no processo de seleção do Sch tanto machos como fêmeas são julgados em igualdade, mostrando a importância dos dois na criação, porem na maioria das vezes os machos apresentarem percentualmente melhores resultados não só pelo tamanho e força e agressão, mas tbm a maioria dos treinadores e criadores tem interesse de apenas graduar as fêmeas, para logo depois serem usadas na reprodução.

No que se baseia o teste?
Na prova de sch, é cobrado do cão a habilidade de realizar as tarefas sob o máximo controle e em total sintonia com o condutor.
O papel do adestrador é preparar a obediência, e tentar capacitar o cão para que ele possa ser julgado e graduado em todas as seções.
O papel do figurante de formação é aproveitar as características instintivas, como defesa, caça e luta, para que o mesmo execute corretamente o trabalho de proteção e assim por diante ser analisada a performance pelo juiz.
O Juiz tem a grande responsabilidade de analisar todas as questões que envolvem o desempenho do cão, sejam físicas ou comportamentais, garantindo a graduação de apenas cães aptos para o programa de criação.
A função do criador é escolher graduar e usar os melhores cães selecionados dentro das exigências dos padrões das raças, e assim aumentando a porcentagem de cães aptos na media geral do plantel.
Ao preparar um cão de sch, o adestrador e o figurante de formação, tem a chance de aproveitar corretamente todos os instintos e comportamentos apresentados, lapidando e aproveitando o que existe de melhor, controlando os excessos, analisando e descartando as fraquezas.
E de tremenda importância que o treinador possua a técnica necessária para ambientar e socializar corretamente o cão desde bem jovem, impedindo que traumas ou acidentes possam influenciar na totalidade do comportamento, tudo isso para que o cão apresente todos seus instintos e a melhor performance possível durante o teste.

Todos os cães graduados de sch possuem capacidade de serem usados na reprodução?
Devemos lembrar que um bom adestrador pode através de varias técnicas preparar um cão problemático graduar e até pontuar bem, promovendo um ambiente favoravel a execução do trabalho, porém cabe ao juiz perceber pequenos sinais e posturas do cão, assim como a ajuda e influencia que o condutor exerce para facilitar o desempenho do cão.

O que é é lamentável e comum, e está ao inverso do que queremos ver, é a incapacidade de alguns adestradores lidarem com os processos de aprendizagem, alguns adestradores tem capacidade de apagar um bom cão, ou destruir totalmente um cão médio, impossibilitando que estes cães demonstrem sua capacidade genéticas e sejam usados no programa de criação.
Ai neste caso só o histórico do cão, e o acompanhamento e a opinião de outros treinadores poderiam informar sobre a real qualidade do cão, porém sempre será uma analise subjetiva.

Quais os graus de Sch?
Gostaria de ressaltar que CAB, CTA ou IPO não são graus de trabalho apesar de alguns deles fazerem parte de provas oficiais. Na América do Sul existe o “grau” Cab para a seleção dos principais reprodutores da raça pastor alemão, infelizmente e geralmente, o teste é mal feito e mal julgado, provavelmente pela pouca exigência ou desinformação dos clubes, criadores e juízes de estrutura. A conseqüência disso é clara, é só ver o declínio da qualidade de temperamento media das linhagens dos cães selecionados nestes “moldes”. A maioria dos verdadeiros treinadores de sch concordam que o Cab é ineficaz e superficial “mas mesmo assim é melhor que nada quando se trata de seleção”....
O grau mínimo no qual o cão é aprovado como cão de trabalho é o IPO1.
No esporte existem três níveis com diferentes dificuldades, as diferenças de um grau para outro foram moldadas para cobrar a evolução exigida durante o treinamento do cão.

Os graus são os seguintes:
Ipo 1 iniciante
Ipo 2 intermediário
Ipo 3 o grau máximo
(Existe tbm os graus de faro avançado pouco praticados no Brasil, chamados de FH1 e FH2.)
A titulação permite automaticamente a passagem para o próximo nível. Salvo em alguns campeonatos de nível nacional por exemplo, que exigem titulação no grau em provas anteriores, muitas vezes chamadas como, provas de graduação..

Existem limites mínimos na idade para graduação
BH 15 - meses.
IPO1 e FH1 -18 meses
IPO2 - 19 meses
IPO3 e FH2 - 20 meses

Atualmente, antes que um cão gradue, ou inicie sua carreira em provas oficiais é exigido o grau oficial de BH ou Cac O BH é uma prova fácil, principalmente se realizada por um cão bem treinado, obediente, seguro e equilibrado.
A obediência do BH apesar de básica é um verdadeiro vestibular para todo adestrador, seja ele iniciante ou supostamente experiente, pois testa todos os comando úteis e a socialização exigida no dia a dia, a prova é muito similar a seção B do Sch1 sem alguns exercícios mais complexos como o, Retriever(busca) e o Voraus(em frente).
A prova, sem duvida tem a nobre função de melhorar a imagem da cinofilia e do esporte como um todo, e como tal deveria ser valorizada por todos os clubes de raça.

No esporte de Sch as 3 seções, estão divididas em A B C.:

Seção a. faro
Entre todos os esportes caninos podemos considerar que o faro de sch, independente dos graus é um dos mais difíceis e mais exigentes, seja no treinamento ou na execução, Do IPO 1 ao FH2 o cão tem a função dependendo do grau seguir passo a passo o odor do marcador ou condutor, associando o caminho traçado com o distúrbio causado passo a passo no terreno. O tempo de espera, tipo de trajeto, n° ângulos e n ° de objetos vão variar de acordo com o grau que o cão esta sendo testado, a colocação dos objetos e o traçado do percurso são pré-determinados pelo juiz. A seção de faro, não tem como objetivo apenas testar a capacidade a olfativa do cão, analisam também a intensidade, constância, precisão, concentração e tenacidade. Por exemplo, cães que sentem ambiente, nervosos, agitados, inseguros, ou sensíveis que não possuem determinação terão dificuldades de se concentrar e realizar essa complicada tarefa. O juiz quer ver o quão limpo é o trajeto do cão, precisão ao realizar os ângulos e retas, como ele marca os objetos, sem contar e a “ética” do condutor, deixando o cão conduzir todo o trabalho, o ideal é que não tenha interferência alguma. A entrada na pista no IPO pode ser entre 30 minutos a uma hora, dependendo grau. O cão poderá realizar a prova com ou sem guia, com o condutor sempre a distancia de10 mts, salvo no momento em que o cão achar o objeto, neste momento como é treinado pela maioria dos adestradores o cão devera indicá-lo corretamente deitando e aguardar no local a aproximação do condutor, ou de uma maneira que não é muito comum, achar pegar e trazer o objeto. Existe uma questão que sempre é colocada... de como deverá ser marcada a pista, “arando” ou ou “flutuando”, com ou sem chuteira, isso poderá variar de lugar para lugar, de juiz para juiz, geralmente isso depende da condição do terreno, grau e objetivo da prova. Mas sempre contaremos com o bom senso dos condutores e juízes, considerando que não é um teste de vida e morte e sim um esporte de precisão. As provas geralmente são realizadas em gramados, áreas de pasto ou terreno arado. o ultimo é pouco usado no Brasil, mas deve ser treinado por qualquer um que queira mais e maior experiência para competir em provas no exterior.
O faro muitas vzs não esta nem de perto como a coisa mais atrativa aos condutores iniciantes, é muito difícil e exige muita perseverança, principalmente aqui no Brasil, e geralmente é o que cria o diferencial de um treinador de sch dos outros, mesmo quando comparado com outros tipos de faro. Mas depois que se conquista a técnica é algo apaixonante. É impressionante como o cão aprende e utiliza este instinto.

Seção b. obediência
A obediência é a base de tudo, sem obediência o cão não terá capacidade de realizar nenhuma das seções. Na seção de obediência o tempo de apresentação é de geralmente 15 minutos, sem premiação alguma, os comandos são totalmente vocais e praticamente em nenhum momento é permitida a ajuda gestual, fora o comando voraus e sempre que reconhecida abatem-se os pontos.
Apesar de ser uma difícil tarefa, o cão é cobrado em sua responsabilidade ao cumprir-la.
O juiz geralmente deseja ver precisão, concentração, velocidade, motivação, link, disponibilidade e foco ao obedecer os comandos.
Para formar link, obediência e comunicação, o treinamento é feito geralmente aproveitando a capacidade de aprendizado e resposta dos cães aos estímulos, o treinador tem de direcionar os instintos e impulsos como o de matilha, brincadeira, retriever, caça ou presa, fome, luta para estabelecer a formação motivada. A qualidade nervosa, a dureza e segurança, são determinantes no processo de formação, e no resultado final, algumas franquezas no caráter atrapalham a capacidade de resolver os problemas, e se recuperar do stress de uma correção.
Se nada incomoda o cão fica mais fácil aprender todos os exercícios.

Seção c. proteção
Essa é de longe, a seção preferida dos condutores, cães e espectadores. Durante a prova o juiz analisa a o grau de treinamento e a qualidade geral do cão. E o figurante colabora ativamente do teste, e a sua postura correta e precisa é essencial para que o juiz tenha a exata imagem da performance do cão, não cabe ao figurante interferir na estrutura do teste da proteção, e para isso ele devera seguir as regras e instruções do juiz no decorrer da prova. Apesar de tudo se tratar de uma simulação, O Juiz quer ver cães com determinação, impetuosidade, agressão, cães que trabalhem corretamente mostrando resistência e auto controle ao sofrer pressão e física e psicológica, a analise dos comportamentos deve ser feita pela leitura das posturas e atitudes que retratam o caráter do cão durante a prova. Serão analisados, o tipo do latido, potência na entrada, qualidade de mordida, posturas corporais e a capacidade de subjugar o figurante durante a prova. A seção pode parecer fácil a olhos desinformados, mas o verdadeiro teste muitas vezes é o treinamento em si. Um cão fraco, inseguro de agressão descontrolada e nervosa, dificilmente realizara perfeitamente essa seção e muito menos o treinamento. Conclusão sobre o método de treinamento do sch Só quem prepara um cão em alto nível para todas as seções, terá noção das exigências e dificuldade da dupla na execução das tarefas pré estabelecidas no esporte.
Em cada seção o cão começa com 100 pontos, e cabe o juiz durante a prova subtrair os pontos de acordo com as punições.

O cão só é considerado aprovado caso consiga uma pontuação mínima nas 3 seções diferentes..
A pontuações Nas seções individuais.

0 a 69 – Insuficiente – Não aprovado
70 a 79 – Suficiente
80 a 89 – Bom
90 a 95 – Muito Bom
96 a 100 – Excelente

Uma ressalva Ao pontuar de 70 e 79 pontos na proteção, o cão é considerado aprovado, porém não apto a ser testado ou competir no grau seguinte.

No Geral
0 a 209 – Insuficiente – Não aprovado
210 a 239 – Suficiente
240 a 269 - Bom
270 a 285 Muito Bom
286 a 300 Excelente

o sch não só seleciona bons cães, mas também bons adestradores. E como diriam nossos amigos da SPCPA... falar até papagaio fala.

Um comentário: