quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cães Luveiros



É impressionante como os abelhudos de plantão, e não praticantes de esporte tentam diminuir ridicularizando as qualidades genéticas dos cães de sch quanto a sua aplicação em guarda real.

Antes de criticar as pessoas deveriam entender quais fatores que levam o cão morder, quais os instintos que são combinados e direcionados.

O trabalho cobrado em cães de sch exige precisão e alto controle, qualquer base mal feita gera descontrole.

No sch diferentemente de guarda de perimetro, é exigida a captura e controle do oponente, e não o afastamento de um suposto agressor.

Os fatos que levam um cão a apresentar corretamente este comportamento, é muito diferente dos fatores que levariam um cão realizar um ataque por insegurança, a mordida para afastar o oponente é o tipo de mordida geralmente é vista na maioria de “cães bravos” ou cães de guarda natural quando sofrem algum tipo de pressão, elas são erraticas e ficam confitadas entre, segurar para que o oponente não volte a criar a situação de desconforto e ao mesmo tempo tem o intuito de afastar o oponente para que tudo aquilo acabe logo.

A denominação cão com guarda natural, nada mais é uma maneira bonita de representar cães inseguros e nervosos, que algum dia aprenderam mal e porcamente morder, para resolver a maioria dos problemas gerados por suas inseguranças.

Cães com essas características geralmente queremos distancia da reprodução, colocariamos em algum quintal, e provavelmente teriam que nascer novamente para serem capazes de graduar no esporte.

Cães de linhagens de sch geralmente são mais seguros e equilibrados, e muito provavelmente, sua agressão não será deflagrada a toa, simplesmente por não terem problemas relacionados a insegurança e instabilidade nervosa, cães de sch precisam ser realmente desafiados, precisam ser condicionados a trabalharem na proteção.

Fator esse que facilitara o controle e treinamento de alto nivel.

Cães luveiros seriam aqueles que trabalham em caça?

Antes de falar sobre agressão vou falar um pouco de caça, a caça é um dos principais instintos usados no preparo de cães de serviço, o que instintivamente era algo para estimular a captura de tudo que se move, para que o cão matasse e começe, passou a ser uma importante ferramenta de treinamento que gerar luta, dominio, target, link, comunicação, confirmação de comportamento e alivio de pressão.

Não me levem a mal, mas qualquer um que questione a utilização da caça no treinamento avançado de cães de proteção, no minimo não tem a minima noção dq esta falando.

Para formar corretamente um cão de sch, é preciso agregar e puxar todas ferramentas instintivas presentes, e asim usar todos os drives necessarios para realizar as tarefas, o drive de caça é um deles, se o cão não apresenta este drive, muito pouco poderá ser feito em relação a maioria dos serviços realizados nos moldes técnicos atuais e niveis exigidos para seleção de linhagens.

A agressão é uma opção mas ela sempre terá que ser agregada a caça para gerar equilibrio e auto controle, a caça é primordial para trabalhar os cães imaturos, permitindo o desenvolvimento do jogo, da luta e posse nos filhotes.

Partindo do principio que será muito mais fácil buscar uma mordida reativa relacionada com estado de agressão se o animal já tiver vivenciado e experimentado anteriormente a situação de mordida em caça, assim diminuindo o risco de exageros que sobreponham os limites de pressão que um cão pode aguentar, todo cão possui um limite, nenhum figurante que se preze deseja criar traumas em um cão inexperiente, ou gerar uma base mal feita, a caça é uma ferramenta que permite dar um boot em uma situação problematica, re-direcionando e gerando o alivio correto e imediato tirando o cão daquela situação de indecisão ou congelamento, evitando a desistencia.

Não ter ferramentas ferramentas para resolver ou evitar uma situação como essa, será muito danoso ao aprendizado.

Durante o treinamento de proteção a caça não funciona sozinha, para que o cão aprenda a lutar pela caça exigi-se controle emocional, podendo assim suportando o confronto, direcionando corretamente as respostas de posse e luta.

Vc pode criar o desafio em agressão e liberar a mordida em caça, em dado momento o cão começa a caçar canalizado em agressão, o comportamento se reforça pela luta e se direciona em um novo objetivo.

E como uma bola de neve a vitoria gerada pela luta pela caça pode ser usada como um reforço, que ganha força ao se mixar a sentimentos gerados pela agressão, aumentando o impeto pela a luta.

E para reforçar o aprendizado o fato perder a caça quando faz algo errado, tem capacidade de gerar frustração, e aumentar o drive, e desenvolvendo a necessidade do cão pelo aprendizado.
Muitos cães cães graças a suas limitações comportamentais terão que ser treinados em proteção, de maneira que o reforço do comportamento agressivo seja a própria desistência ou fuga do oponente, e isso tbm pode funcionar, porém além de ser muito pouco, é uma ferramenta de treinamento muito primária, e limitada.

Apesar dessa forma parecer mais “real” se usarmos só agressão, o descontrole e a pressão imposta pelo desafio pode causar uma piora na qualidade de mordida, e isso não passará desapercebido pelos juízes, essa piora na maioria das vzs está associada com comportamentos que supostamente antecedem a desistência, indecisão ou fuga.

Muitos vão se perguntar, mas ai? um cão de sch faz um ataque real? alguns sim outros vão precisar de um trabalho direcionado ao ataque civil, e assim que exigidos certamente farão o serviço.

É impossível ou muito difícil controlar um cão treinado apenas em agressão, ou em agitação, vc vai ter que quebrar um comportamento que deveria na verdade ser um reforçador, é comum ver cães que se tornaram apáticos pois constantemente são punido por adotarem certo tipo de emoção, pois estão trabalhando alto em agressão e associam a correção ao estado emocional que apresentam, e não a desobediência para com o condutor, gerando desacordos e conflitos inúteis ao andamento do trabalho em equipe, contrariando o fato de que deveriam estar sendo liberados no estado de emoção correto, as correções inadequadas quebram o ímpeto, o ímpeto é a coisa mais desejada em um cão de sch, os comandos da obediência podem e deveriam ser os antecipadores da emoção, e a liberação da atitude desejada, reforçada com sinalização correta do figurante, e por fim a conclusão da mordida como marcação do fim do exercício, e para que essa mordida ocorra, o cão tem de ter o instinto de caça.

Agora gostaria da explicação dos que insistem em chamar cães de sch, de cães luveiros, e ainda vem com a afirmação.

Meu negocio é realidade não esporte...

Como o cão vai caçar ou agredir algo que esta parado?

Fica nítida a idéia de que alguns treinadores acreditam e insistem que schutzhund é um esporte na kbça do cão tbm, que o cão considera aquilo tudo uma grande brincadeira... como se cães treinados em esporte não fossem reais quando comparados com cães de policia segurança ou até mesmo guarda de casa.

Eu acredito em alguns pontos...

• o cão não discerni o nível de perigo quando trabalhado em defesa, o figurante é sempre uma ameaça para ele, seja em esporte ou não, caso contrario cães alguns cães não correriam... uma ameaça de rua pode ter certeza que para o cão é igual uma ameaça simulada.

• cães de esporte são as principais matrizes pelo mundo de cães de policia.

• O fato de determinado treinador optar por treinar ou não o seu cão em caça, é pelas exigências técnicas, e pelo melhor desempenho no geral, e quem não usa todas as opções com certeza está defasado.

• Alguns cães de policia, são treinados em esporte tbm, inclusive existem provas como KNPV, WPO e outras que são exclusivas de cães de policia. Será que estes cães não são reais? Ou aqui sabemos mais?

• Treinar cão para o serviço de policia normal ou guarda de casa é muito mais fácil e menos exigente que treinar o cão de esporte. Inclusive é comum cães que não deram certo em esporte irem para canis de policia pelo mundo.

O fato de existirem alguns cães extremamente esportivos, é não só por serem controlados, mas tbm por terem muito mais nervos e segurança, não significa que todos os cães de esporte não possuem agressão ou não peguem de verdade, como alguns chamam por ai de luveiros.
Ele tem de estar condicionado com todas as informações e ferramentas de aprendizado na kbça, todas as emoções direcionadas para um objetivo, quando um cão é corretamente treinado vê um figurante e não reconhece aquilo como uma caça ou brinquedo, aquilo é simplesmente algo que canaliza as emoções, e representa todo um trabalho a ser feito, e estimula todos os diferentes comportamentos, como se a própria vida dependesse e girasse em torno daquilo, aquilo que esta lá parado, vai recompensar ele de varias maneiras.

Porém anteriormente sempre será dada atenção ao resultado esportivo, quando foi feito um trabalho bem feito, o cão aprende a separar as coisas, e depois quando redirecionado o cão saberá trabalhar no comportamento correto, entrando no "espirito", e depois do cão pronto, o dono poderá direcionar este cão para qualquer função que exista, pois o cão de sch é uma ferramenta de poder e capaz de resolver qualquer situação.

Rodrigo Didier
Foto Falco x Alves

Um comentário: