segunda-feira, 18 de maio de 2009

Generalização no conceito de raça.

É muito comum as pessoas generalizarem como se todos os exemplares de cães pertencentes a determinada raças tivessem o mesmo potencial genético, características físicas e comportamentais desejada no padrão.
Padrão é algo a ser seguido, e não um termo mágico, aonde todos os cães daquela raça vão nascer com as características desejadas.
Dificilmente veremos uma ninhada totalmente uniforme, sempre vão existir diferenças grandes ou sutis, seja em aparência ou temperamento.
Antes de generalizar, e passar informações incorretas, devemos entender que dificilmente uma unificação de padrão vai acontecer, e isso é praticamente impossível, pelos seguintes motivos
-Mudanças constantes em temperamento e forma, decorrentes de uma das mais importantes ferramenta de seleção, a variabilidade genética.
-Os métodos de seleção artificial geralmente estão longe do processo ideal, como ocorre na natureza que não necessariamente é o politicamente correto.
-Preferências pessoais, má informação, e cruzas indesejadas costumam desvirtuar as linhagens.
-Dificuldade de uma criação totalmente direcionada a uma função real, fora as raças realmente selecionadas para trabalho.
No mundo “pet/show” a maioria dos criadores tem boa intenção, porem nem todos tem o conhecimento e a seriedade necessária para direcionar corretamente a criação, e escolher os exemplares que apresentam as características realmente desejadas pelo padrão, seja em comportamento ou em estrutura, portanto não existem garantias sobre os cães que serão usados na reprodução, muitos fatores teriam que ser combinados, e um controle próximo do ideal se torna dificílimo, mesmo nos melhores clubes de raça existem interesses diferentes e dificuldades.

Podem discordar Mas infelizmente até hoje só no meio de cães de esporte e serviço, consegui ver pessoas capazes de interpretar corretamente as características comportamentais de um cão.
E muitos que conheci anteriormente, que em dado momento não conheciam nada de esporte por exemplo, mudaram totalmente a cabeça, e alguns tiverem grandes frustrações, e passaram a ter uma preocupação muito mais complexa, e uma linha de raciocínio completamente diferente das pessoas que se preocupam apenas com as características físicas. Características físicas são fáceis de entender, ver e perpetuar, o ponto é esse, quem não gosta de coisas mais fáceis?...

Tudo seria muito fácil até aparecerem alguns problemas, alguns até derivados de padrões sem sentido. O maior problema nessa historia toda, é que muito criador se isenta da responsabilidade no quesito temperamento, é mais fácil passar a informação de que um bom manejo é que importa, e normal escutar de alguns desavisados,"o cão é a cara do dono", pois é muito mais fácil passar uma grande parcela de culpa aos proprietário, e pior os pobres proprietários desinformados assumem essa culpa, arcando com os custos financeiros e emocionais.

Um cão nunca vai ser a cara do dono,
eu gostaria de entender como um cão seria cara do dono, na contra a partida que se eles insistem que todos os cães da raça em questão apresentam o comportamentos desejado e por eles vendido.
Reconheço que o manejo é importante, porem é importante na hora de maquiar problemas genéticos, que atrapalhem o convívio, e que quando estes cães são maqueados geralmente perpetuam o problemas piorando ainda mais o já fraco processo seletivo.
A única culpa do proprietário nesta historia toda é comprar um cão mal escolhido, vendido por um criador que direcionou mal aquele exemplar para um dono sem conhecimento, pois na realidade existem pessoas capazes de lidar com alguns cães e outras não, e existem cães para certos tipos de pessoas que não servem para outras, e isso independe da raça, apesar de algumas raças tenderem a possuir em algumas linhagens um maior numero de exemplares de aparência e comportamento similares.
O mesmo raciocinio baseado em mitos acontece no conceito com mestiços e cães de raça sem pedigree. A maioria dos leigos assimilaram o mito de que SRDs fossem a melhor coisa do mundo. Isso é absurdo, podem existir ótimos cães sem linhagem definida, porém isso não passa de uma feliz coincidência, já que a principio não existe nenhum processo seletivo, e alem do mais é comum ver muitos cães com problemas de temperamento e saúde.
As pessoas provavelmente só falam isso tentando ser simpáticas e cativantes, sem levar em consideração que estão desmerecendo algo em que não possuem o mínimo de conhecimento técnico, simplesmente pelo descaso ou pela crença de que a elite de pedigree, possui um papel que não passa de um símbolo de status e valor financeiro, pedigree não é um documento onde esta marcada o preço do cão, e sim toda a origem genética, a arvore genealógica, aonde existiu todo um cuidado e uma seleção.
O pedigree não é uma garantia de qualidade, é um mapa genético apenas, pelo fato de existir seleção mal feita, e a genética não funciona baseada em apenas acerto, impossibilita garantir a qualidade na totalidade, porem dá para manter uma pressão seletiva direcionando boa parte dos exemplares em um objetivo em comum, Principalmente quando o trabalho é bem feito.
A falta de qualidade nos métodos de seleção abre precedentes de conceitos absurdos: Raciocínios como:
Vender cão é um ato mercenário...
Não vendo meus filhotes, cão não é mercadoria...
Pedigree é frescura...
Cão de raça é cão doente...
Ok pode até ser, mas esse raciocínio de não comercializar cães vale-se apenas para milionários que tem dinheiro para dar e vender e tem uma puta estrutura amadora que acaba com os concorrentes, concorrentes esses que aumentariam a variabilidade genética somando ao todo, ou para mestiços ou cães de raça sem registro aonde não são contabilizados os custos de registro e manutenção de um clube de raça, ou canil realmente serio... E tbm essas afirmações danosas não levam em consideração o fato de que os cães nasceram sem:
Programação, estudo de linhas de sangue Direcionamento correto visando a manutenção da raça. Cruzar combinando as linhagens corretamente. E assim evitar a propagação de doenças genéticas, físicas ou comportamentais, podendo até fixar erros pela endogamia.

Não devemos esquecer que:
Existem cães que realmente representam bem o padrão da raça em todas as suas exigências, esses são os que deveriam ser reproduzidos.
Existem cães de qualquer raça, que estão longe do desejados pelo padrão, e devem ser amados e manejados corretamente evitando problemas mas nunca deveriam ser reproduzidos.
Existem maravilhosos acasos que são ótimos companheiros, porem não devem ser reproduzidos por não pertencerem a uma linhagem selecionada, e tbm podem não carregar nada em sua carga genética.
Para piorar este samba de mitos as informações confusas e sem base técnica se perpetuam por alguns que para não criar antipatia e não perderem o filão, concordam e vendem idéias simpáticas para agradar os criadores e proprietários, que tendem a internalizar qualidades que não estão presentes, e coisas sem sentido para serem mais felizes.
É comum ver em livros e revistas coisas que não fazem o mínimo sentido, principalmente quando querem enaltecer algumas raças, e seu padrão.
O mais correto antes de falar sobre, indicar, cruzar ou comprar um cão, se informar, testar e escolher o cão correto, e caso queira criar ou cruzar seu totó, garantir o destino dos filhotes, observar friamente as qualidades e defeito, usando ele bem intencionadamente na reprodução, usando técnica e escolhendo um par a altura de linha de sangue que combine... e assim melhorando a cinofilia como um todo.
E o principal, valorizando que faz bem feito, e evitando população indesejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário