quarta-feira, 13 de maio de 2009

O inicio de tudo, como essa simbiose começou.

Como o cão começou a fazer parte de nossas vidas.
Os primeiros encontros entre canídeos e humanos, aconteceram na pré historia, provavelmente os primeiros ancestrais de nossos cães domésticos eram exemplares mais seguros e disponíveis, menos dominantes e desconfiados, essas características de caráter permitiram pouco a pouco uma aproximação junto aos grupos nômades.
No inicio a relação inter espécies era uma troca informal de favores, do lado canino vinha o alarme contra predadores indesejados e ajuda na caça, e do lado humano vinha uma maravilhosa variedade de restos de alimentos.
O processo de simbiose continuou e evoluiu graças a algumas características instintivas que facilitaram a relação e comunicação e ambas espécies possuem ferramentas opcionais que reforçaram ainda mais essa relação.
A neotenia por exemplo, é a propensão instintiva que o humano possui de reconhecer a forma característica que leva a proteger e gostar de filhotes. E o imprint que aparece na fase aonde o filhote esta mais exposto, aonde a única maneira de sobreviver e seguir intrinsecamente a primeira coisa que vê, que é mãe que lhe proporcionara proteção e alimento.
Assim o ser humano adotou o cão e o cão sucumbiu a sociedade humana, ambos são tão diferentes fisicamente e tão parecidos com regras sociais e comportamento hierárquicos pré definidos, que juntos deram os primeiros passos lado alado para essa um longo caminho que estava por vir.
Existem estudiosos que afirmam que sem essa simbiose, e a proteção de nossos cães não teríamos chegado ao grau de evolução que estamos. Durante o andamento dessa historia complexa, nossos antepassados perceberam o obvio, que cães que permitiam melhor o convívio e tinham capacidade de realizar tarefas, tinham capacidade de passar essas características adiante, e intuitivamente eles procuravam a manejar e cruzar esses exemplares, perpetuando assim as características desejadas, ou futuras linhagens, que por seguinte viriam a ser tornar as antigas e atuais raças de trabalho ou companhia.
Mas na contramão do que seria esperado, os cães vem perdendo a suas funções e utilidades, e já que não existe um direcionamento objetivo, logicamente vem perdendo suas qualidades genéticas e comportamentais, os cães vem sendo cruzados sem o mínimo objetivo ou conhecimento técnico, e servem apenas para tapar buracos nas nossas necessidades de relacionamento, ou fortalecer nosso egos em campeonatos de beleza, e infelizmente na maioria das vezes o que sobra é a aparência que lembra um antepassado que tinha alguma função, e em grande parte são incapazes de realizar tarefas mínimas, como por exemplo, cão de companhia, por apresentar falhas de caráter e total falta de saúde física. Pelo raciocínio acima, o cão entrou por acaso em nossa vida, mas sem perceber selecionamos os cães permitindo que eles façam parte das nossas rotinas diárias, agregando valor e proporcionando qualidade de vida, mas na verdade por falta de objetivo muitos deles passaram a se tornar um estorvo financeiro e emocional.

3 comentários:

  1. e ai araca, so pra comentar, nem tem uma real funcao... mas descobertas recentes indicam que foi o homem que seguiu o cao e comeu seus restos, e nao o contrario. quanto a neotonia, pesquisas na antiga uniao sovietica com raposas mostraram que a selecao de animais mais doceis levava a animais com caracteristicas joviais, nao eh preciso necessariamente selecionar essas caracteristicas.

    ResponderExcluir
  2. Caracteristicas joviais poderiam ser caracteristicas de submissão? falta de agressão? mais seguras, pois eles eles estavam selecionando as raposas que permitiam o manejo

    Neotenia tem a ver com o fato de termos uma relação especial com algumas proporções que provocam atavicamente um comportamento mais cativante como de proteção a um filhote.
    ou ate mesmos simpatizarmos com um desenho mangá.
    Tipo de traço criado no japão que cativa milhões de pessoas.

    Sobre o fato de o homem seguir, realmente foi um fato que eu li, e provavelmente interpretei errado, provavelmente os cães tinham mais capacidade de caçar, vc pode passar a fonte?
    Vlw.

    ResponderExcluir
  3. quando eu digo aspecto jovial (realmente pensando bem agora nao sei se eh a melhor expressao) eu tava querendo dizer olhos arredondados, cabeca grande... como um manga...
    quanto as fontes sao programas do discovery e scientific american... rs rs

    ResponderExcluir