quarta-feira, 10 de março de 2010

PL 300/08

Olá Amigos



Gostaria de anunciar meu repudio em relação a uma lei baseada em medo e desconhecimento.



Sobre Raças.

Raça é um conceito humano, Padrão de raça é algo no qual os criadores se baseiam para estabelecer um método de seleção, criação é a arte de minimizar problemas, porém sempre estaremos sujeitos ao aparecimento deles... não existe cão perfeito, e não existe maneira de perpetuar isso, a seleção e direcionamento das linhagens é eterna.

não existe um cão igual a outro mesmo que este esteja dentro de um padrão, sempre o manejo tipo de educação terão o poder de influenciar, assim como sempre vai existir a variabilidade genética.

Logo qualquer pessoa com maior conhecimento percebe que é uma lei injusta, rotuladora, axista, e preconceituosa, ignorando qualquer dado técnico ou estatística.


Sobre proibir esportes de seleção... e proteção
Sou treinador, e treino cães para proteção, sou campeão brasileiro de adestramento, e garanto e posso provar cães bem treinados não apresentam risco nenhum, meus cães são graduados em nível de trabalho internacional, são equilibrados e socializados.
E antes de entrar em prova foram testados quanto sua índole e capacidade de conviver em publico.

Indivíduos realmente perigosos independem das raças.
Existem técnicas e testes que determinam o grau de risco de um individuo, e estes indivíduos periculosos podem pertencer a qualquer raça, podendo ou não causar problemas, devo lembrar qua os canis de raças que se incluem neste projeto são os que fornecem material vivo para as forças governamentais, portanto cães de potencial agressivo e podem ser uteis ou não, e isso pode ser considerado das mais diferentes maneiras.

O problema
A maioria dos problemas são realcioandos principalmente a um manejo ineficaz, eu acuso diretamente aos brilhantes adestradores vulgo inteligente que generalizam os cães como um individuo de uma particularidade e se fecham em um marketing que na verdade vende uma utopia, e técnicas pouco efetivas, criadores que vendem determinada raça como uma unidade, e pouco sabem sobre comportamento e genetica comportamental, e donos que tendem a humanizar seus cães.

Quando um cão causa acidentes, quem quem tem de pagar isso é o proprietário, a posse responsável vem sendo diariamente discutida pelas pesoas mais informadas da cinofilia esportiva.
TENTAMOS INCANSAVELMENTE DIVULGAR O BH, E O RETORNO FOI ZERO, NÃO SÓ DOS CRIADORES, QUE ERA DE SE ESPERAR, SURPREENDENTEMENTE POR PARTE DOS TREINADORES, PROVAVELMENTE POR MEDO DE SEREM TESTADOS EM SUA QUALIFICAÇÃO.

Assim como o dono de um carro que comete um acidente.
Imaginem se um fusca cometeu um acidente, quem é responsabilizado? o fusca por ter um defeito, ou o dono pro não manter a manutenção ou por praticar direção perigosa? O caso de acontecer um acidente não significa que todos os fuscas deveriam ir para um desmonte, ou mesmo deveriam de ser afastados em sua produção... se a fabrica se responsabiliza pelo problema, deve rever a sua linha de produção, e informar os consumidores sobre os possiveis problemas.
Se o dono é bem informado, aprende a dirigir defensivamente, conhece e testa o carro e toda a mecânica a fundo poucos problemas iriam ocorrer.

Agressão
O instinto de sobrevivência que gera a maioria das atitudes agressivas, esta presente em praticamente todos os seres vivos, é uma ferramenta de sobrevivência, entender e saber lidar e nunca ignorar estes comportamentos é o principal desta historia, educar seus cães isto sim deveria ser uma lei.


Eu já sabia...
Não é surpresa uma lei desta sair, principalmente por sermos governados por um estado que nunca cobrou um manejo responsável, e muito menos fiscalizou criadores, regulamentou cães lojas ou feiras que comercializam cães, onde tudo acontece sem o mínimo cuidado preventivo.

Oq deveria ser feito
Sou a favor da castração de todos os cães acima de 12 meses que não serão usados na reprodução, indiferente da raça, e castração de todos os animais sem registro, salvo cães de pedigree que serão usados na reprodução e pertencentes a alguém com licença especial ou registro de canil.

O comércio de cães sem pedigree esta vetado eproibido, salvo cães de serviço...

Proprietários de cães deveriam passar por uma escolinha e conduzir corretamente seus cães e só assim devidamente testados e licenciados por uma prova nos moldes internacionais... Ou o Bh.

Abraços

3 comentários:

  1. Excelente texto, obrigada! Thais.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha sua iniciativa, estava pesquisando sobre esta lei exatamente para publica-la em meu blog.
    Estou indignada com esta historia e preciso desabafar, passar adiante , levar ao conhecimento de muitos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Você poderia especificar de maneira mais abrangente a lei?
    A síntese dela eu entendi, mas como leigo no assunto e amante de cães, gostaria de saber mais aprofundadamente sobre o problema.
    Grato.

    ResponderExcluir