terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cães de raças bonitas perdem inteligência, diz pesquisa

A agilidade física e mental de algumas raças de cães está diminuindo e sofrendo alterações de comportamento. Por serem escolhidos por causa de sua aparente docilidade e graciosidade e tratados dessa maneira pelos seus donos, os animais apresentaram redução de sua inteligência e capacidade de reação. É o que aponta pesquisa feita por estudiosos suecos. As informações são do jornal britânico Telegraph.

No século 19, cachorros costumavam ser escolhidos pelos seus donos devido a critérios como força e habilidade. O objetivo na adoção de um animal era reforçar a segurança doméstica e ter acompanhamento dos bichos em viagens e caçadas.

Atualmente, este perfil mudou. Com a tendência de os homens escolherem animais por causa de sua aparência, quesitos como inteligência foram desconsiderados. É a carinha dos bichinho que se tornou decisiva para que eles sejam escolhidos e adotados como animais de estimação.

De acordo com Kenth Svartberg, estudioso da Universidade de Estocolmo, essa mudança ocorreu ao longo de algumas gerações caninas. "Houve mudanças consideráveis que alteraram o comportamento e as habilidades mentais de raças com pedigree e de cães reprodutores, bem como as suas características físicas", disse ele.

Svartberg examinou 13 mil cães avaliando características como sociabilidade e curiosidade para verificar as mudanças comportamentais em 31 raças diferentes. Ele descobriu que aqueles animais criados de acordo com a aparência - sobretudo os bichinhos que integram shows de exibição de raças - demonstram níveis reduzidos de todas essas qualidades. Em seus estudos, o cientista também atestou que cães com uma aparência atraente tinham um comportamento introvertido e a personalidade difícil. Concentrado nesses aspectos, Svartberg declarou que essas novas características refletem as necessidades dos proprietários.

Essa tendência também se traduz na popularidade dos assim considerados "cães-mala", como chihuahuas e papillons, que são vistos sendo carregados como acessórios de moda. Celebridades como Paris Hilton, Britney Spears e até o ator Mickey Rourke são freqüentemente fotografadas carregando as pequenas criaturas em torno deles.

Segundo a pesquisa, entre as raças mais afetadas estão o collie e o leão-da-Rodésia, cães que geralmente eram utilizados em caçadas e em funções de guarda.

Fonte terra...
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI3457968-EI8145,00-Caes+de+racas+bonitas+perdem+inteligencia+diz+pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário